Dando continuidade na nossa série Passo a Passo da Sessão Psicopedagogica, falaremos hoje sobre a QUARTA SESSÃO: Avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita …
1- PASSO :Visitar o Ambiente Educacional do Aluno …
Neste momento , começamos a aplicar testes avaliativos sobre a queixa do aluno , porém, pela prática profissional, abro espaço na sessão para uma visita a Escola do aluno, é importante conhecermos :
* Ambiente Educacional
* Dinãmica do Ensino
* Entrevista com o professor e coordenador
* ENTRE OUTROS …
2- PASSO : Avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita..
A- Peça ao aluno que escreva algumas palavras dita por você e analise …
- · Se ela escreve o nome corretamente;
- · Se ela mistura maiúsculas com minúscula;
- · Se ela escreve com ortografia correta (Maiúsculas minúsculas e acentos ortográficos)
- · Se ela tem letras invertidas;
- · A postura que ela escreve, como pega no lápis;
- · Se tem a grafia comprometida ( letra incompreensível) ou se apresenta algum distúrbio motor;
B- Nesta questão estamos buscando duas coisas : no noção de seqüência lógica e de espaço-temporal da criança analisada.
Uma criança com desenvolvimento cognitivo normal deverá dizer onde a menina está, o que o menino está fazendo, que animal leva a menina então a frase formada verbalmente ou por escrita (pq nem sempre a criança consegue escrever o que pensou pelos problemas já citados acima) deve conter algo parecido com “O menino está levando a menina no cavalo” . Se a criança investigada não consegue fazer esta relação da imagem com um tempo e espaço numa seqüência lógica já é sinal de um problema a ser investigado.
C- Temos uma avaliação de leitura. Aqui o objetivo é perceber como o aluno lê..
- · se ele reconhece a escrita;
- · se ele entoa as palavras corretamente;
- · a freqüência das sílabas;
- · e a interpretação do que leu.
Crianças com déficit cognitivo dependendo do grau conseguem ler mas não relacionam a seqüência lógica de interpretação vejamos a leitura:
D- Nesta questão é um tira dúvida pois se durante as outras questões você continua com dúvida sobre dificuldades ,dislexia,disortográficas ou déficit cognitivo este é o exercício tira teima. Use palavras estratégias:
- bala,fala,sala,tala
- chapéu,folha,piolho
- também,bombom
- armário,pedra,credo,vidro
- borboleta,liquidificador
Analise cada palavra escrita pelo seu observando, grafia, erros, acerto (principalmente acerto) compare com as outras questões, se você perceber que a pessoa acertou algo que em outra questão errou, tenha bastante atenção e analise porque ela errou. Leve em conta o stress emocional, se ela se alimentou se está a vontade com você, se sentiu estímulo, se esta mantendo um mecanismo de defesa para você não o analisar, as pessoas fazem isto inconscientemente e você deve estar preparado para entender quando isto acontecer.
OBS: É IMPORTANTE VOCÊ ADEQUAR AS INVESTIGAÇÕES DE ACORDO COM A QUEIXA DO SEU ALUNO ..
Espero que tenham aproveitado as dicas..
Beijos
Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
Me siga nas Redes Sociais