Melancólico
Melancólico é provavelmente o mais rico de todos os temperamentos. As pessoas de temperamento melancólico são perfeccionistas, analíticas, sacrificiais e de uma natureza extremamente sensível.
Melancólico é introvertido
Por natureza, o melancólico é uma pessoa introvertida, mas como é muito emotivo, muitas vezes apresenta comportamentos diferentes. Por exemplo, se estiver muito feliz age como extrovertido, mas quando triste ou deprimido vai mostrar a sua faceta melancólica e irá recolher-se.
Melancólico é amigo fiel
A pessoa predominantemente melancólica é amiga de forma fiel, mas não faz amigos com facilidade, são crianças que apresentam dificuldades em atividades de interação. Dificilmente procura novas amizades, aguarda que as pessoas venham ter consigo. Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos. É desconfiado quando pessoas ou experiências o desapontaram e encara com suspeita quando lhe dedicam muita atenção.
Como tem uma excelente habilidade analítica, que lhe permite diagnosticar e avaliar os obstáculos e perigos, é resistente em iniciar novos projetos e muitas vezes entra em choque com quem o quer fazer. É perfeitamente capaz de realizar atividades longas que exigem foco e concentração, além de serem caprichosos e organizados.
O aluno melancólico precisa sentir que o professor tem uma atenção especial para ele, e não devemos dar-lhe qualquer tarefa. Ele precisa sentir que está fazendo algo por alguém, um sacrifício pelo professor, por ele ou pela classe; aí ele faz um bom trabalho.
Como trabalhar com uma criança Melancólica
A criança com este temperamento apresenta-se focada, detalhista e extremamente perfeccionista. O primeiro ponto que observo é o caderno da criança, normalmente organizado, colorido e quase sem nenhum erro. Em consultório eu noto que quando erram uma letra ou a linha não sai tão perfeita, eles apagam tudo e recomeçam até ficar do seu agrado.
Em consultório, planejo atividades que exijam paciência, atenção e planejamento.
O desafio que enfrento com estes pacientes/aluno fica por conta da lentidão operacional e o perfeccionismo, normalmente demoram para realizar as atividades, não funcionam na pressão e choram quando se sentem pressionados ou incapazes de realizar uma tarefa.
Neste E-Book você encontrará uma prévia sobre os temperamentos de nossos pequeninos, quais são e como lidar com cada um deles. Este é um assunto muito importante para qualquer área humana, uma vez que o temperamento afeta diretamente o comportamento da criança, jovem ou adulto indiscriminadamente, todos são afetados, aprender o que é, bem como lidar é fundamental para o profissional como também para o indivíduo, EU GARANTO que você além de se identificar vai ter uma vantagem significativa em seus atendimentos.
Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
Me siga nas Redes Sociais