A importância da consciência fonológica na alfabetização
O ensino infantil é um marco na vida de todos nós, pois é o primeiro contato com a sistematização de signos que, tempos depois, vão simbolizar as palavras. Estas, por sua vez, representarão as coisas no mundo. Todo esse processo é complexo e envolve muitas nuances. A prática de determinadas técnicas influencia positivamente esse exercício. A consciência fonológica na alfabetização é atribuída a esse conjunto de conhecimento.
Entre 3 e 5 anos de idade, a alfabetização de crianças em idade pré-escolar começa a se desenvolver e estabelece as bases para as futuras habilidades acadêmicas e de leitura. Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. Adquirir uma consciência fonética será fundamental para a alfabetização. Também é o melhor indicador de quão bem uma criança aprenderá a ler.
– Alfabetização
A alfabetização pode ser entendida como um processo de aprendizagem a códigos alfabéticos de maneira oral. Esse grupo (de códigos alfabéticos) é caracterizado por mínimas unidades linguísticas e o que entendemos como sua correspondência no modo escrito. A transição do oral para a escrita está no fato de que aprender determinados códigos exige a transferência de unidades fônicas de um modo para outro (do oral para a escrita). Esse processo é a consciência fonológica.
– Consciência fonológica
A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto.
– A relação entre elas
Bom, depois de analisar os conceitos referentes a esses elementos em questão, podemos vislumbrar qual a importância da consciência fonológica na alfabetização. Como vocês puderam perceber, essa habilidade acontece de forma simultânea com outras e isso acaba por contribuir com o processo de aprendizagem do aluno. Para resumir, é válido afirmar que durante a alfabetização, quando conhecemos os sons das letras, sílabas e palavras, o aprendizado ocorre de maneira mais fluida e rápida.
A estrutura fonológica e a alfabetização: elementos para a consciência fonológica
Considerando o processo de alfabetização como um todo, temos a prerrogativa de analisar os vocábulos em letras e formas; sons e regras de correspondências. A partir disso, podemos afirmar que a estrutura fonológica da linguagem oral serve de base para o processamento fonológico.
Sendo assim, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos. Esse exercício se dá através do desenvolvimento das habilidades trabalhadas, ou seja, da reflexão, identificação e da manipulação dos sons presentes em nossa língua. A criança deve perceber as palavras, as frases, as sílabas, os fonemas; ou seja, os componentes da fala tão importantes para o desenvolvimento dos pequenos.
Isso significa que os professores têm uma missão imprescindível para a aprendizagem dos estudantes a partir do conjunto de habilidades que são trabalhadas junto dos pequenos logo na educação infantil. Além disso, os exercícios dados em sala de aula servem como grandes tarefas que visam a tal estímulo.
Que estratégias podem utilizadas Avaliar os pequenos?
A avaliação da consciência fonológica pode ser realizada por meio de várias tarefas diferentes. Essas tarefas se diferenciam quanto à unidade fonológica envolvida (rima, sílaba, fonema) e à demanda cognitiva que fazem (detecção de semelhança, segmentação, aglutinação, categorização, subtração, adição e transposição de sons da fala). Tarefas que envolvem a manipulação de sílabas costumam ser menos complexas do que tarefas que envolvem a manipulação de fonemas, afinal, as sílabas são bem demarcadas pelo fluxo acústico, enquanto os fonemas não se manifestam na fala como unidades discretas, eles são misturados e integrados uns aos outros, existindo como unidades separadas apenas em um nível abstrato, o que dificulta a percepção e a manipulação dessas estruturas.
Como estimular ?
– Treinem isolar os fonemas, pedindo que ele diga os sons individuais que ele ouve em uma palavra. Lembre-se de que você não deve se concentrar na ortografia, mas nos sons da palavra. A palavra cachorro terá seis sons: /k/, /a/, /X/, /o/, /R/ e /o/.
– Uma versão mais avançada desse jogo é mudar o primeiro som da palavra para um novo. Por exemplo, mude o som do gato /g/ para /p/ para formar a palavra pato.
– Brinquem com rimas sempre que possível. Façam isso enquanto estiverem no carro ou esperando na fila do supermercado. Este é um passatempo divertido, que irá estimular a consciência fonológica do seu filho.
– Ajude o seu filho a pensar em palavras que começam com o mesmo som. Por exemplo, mencione palavras que começam com o fonema /m/, como mãe, muito e mão.
– Leia histórias com rimas. Elas são muito divertidos e as crianças dessa idade adoram! Procure livros que sejam divertidos de ler em voz alta e fáceis de memorizar. Depois de ler algumas vezes, seu filho poderá acompanhá-lo e ajudá-lo a concluir as frases.
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Daniela Janssen
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Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
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