
Considerada a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas, aliterações, sílabas e fonemas. Esta última (consciência fonêmica) requer experiências mais específicas. Esta habilidade se desenvolve gradualmente à medida que a criança experiência processos em que a rima é evidenciada e se observa partes das palavras dividindo em fonemas.
Os estudos da neuropsicologia, da psicologia cognitiva e da pedagogia, desde a década de 1970, têm contribuído muito sobre o entendimento do processo de aquisição da leitura e da escrita, mas ainda há algumas questões a serem reveladas. Embora já se tenha uma gama de informações acerca do assunto, não se tem nada muito claro sobre as reais habilidades necessárias sobre o mecanismo específico para os processos de leitura e escrita.
Mas é sabido que, quando se começa a conhecer o alfabeto e suas correspondências entre som e letras, as crianças fazem associações, aprendem as regras destas correspondências fonológicas e, para ler utilizam a estratégia de decifração alfabética, tendo acesso ao sentido das palavras. Ao mesmo tempo está em jogo habilidades como memória verbal, capacidade de entender as regras gramaticais e utilizar adequadamente a linguagem, mas a consciência fonológica tem sido destacada por facilitar a aprendizagem da escrita. Um dos métodos que mais se utiliza dos processos de consciência fonêmica é o Método Fônico.
Neste método há relevância na relação entre fonema (som) e grafema (letra), sendo este, o caminho para levar a criança a construir habilidade de leitura e escrita competentes. Na perspectiva de se promover uma base sólida e qualitativa no processo de alfabetização da criança, devem-se considerar as possibilidades e situações ímpares que tal método apresenta. Trabalhando de forma explícita e envolvente, a criança constrói a confiança em si mesma para alavancar o processo que nesse momento vivencia. Sobre esta questão, Capovilla & Capovilla (2004) dizem:
O método fônico restaura à criança o direito a essa aprendizagem competente e o prazer da maestria e das descobertas que ela produz. E restaura ao professor a profunda importância, dignidade e encanto de sua profissão, e o seu direito de ensinar com prazer e eficiência, de construir competências e de saber que o fez, de descortinar novos mundos com dedicação e alegria e de compartilhar com seus educandos o entusiasmo pela aventura da descoberta e do conhecimento.
Quando a criança descobre o princípio alfabético e se torna capaz de decodificar (isto é, de pronunciar as sequências de fonemas sob controle dos grafemas), ela se torna capaz de ler materiais escritos em geral envolvendo aquelas relações. […] assim, a decodificação é a palavra chave para penetrar no código escrito, à medida que permite à criança acoplar o seu sistema de fala (articulada vocal ou subvocalmente) à escrita alfabética.
O aprendizado das sílabas contribui para a consciência fonológica?
Nós temos várias habilidades, entre elas a de segmentação de frases em palavras ou de palavras em sílabas. A sílaba representa uma dessas primeiras habilidades. Na sala de aula, esse aspecto pode ser útil. Vejam no exemplo abaixo:
– O educador pega uma categoria de palavras e trabalha com as crianças. Suponhamos que esse grupo seja referente a animais. O professor pergunta a elas que bicho é esse. Os pequenos então responderão falando de maneira silábica.
Lembre-se: da esquerda para a direita a fim de trabalhar a direcionalidade de escrita. A partir desse exercício, a criança vai lendo e falando os pedacinhos das sílabas até fixar as palavras que acabara de pronunciar.
Sendo assim, a criança só conseguirá estabelecer a relação grafofonêmica se tiver desenvolvido a Consciência Fonológica.=
=

Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Disortografia-e-Disgrafia.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-09 18:40:562020-04-14 19:08:18Disortografia- Distúrbios de Aprendizagem
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Intervenção-para-Dislexia.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-09 18:19:552020-04-14 19:08:42Intervenção para Dislexia
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/linguagem-fala-e-escrita.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-08 22:55:082020-04-14 19:08:49Jogos para Intervenção Psicopedagógica – Linguagem, Fala e Escrita
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Escala-Avaliação-TDHA-para-adultos.jpg
445
800
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-02 19:58:252020-04-14 19:08:56Escala de Avaliação TDHA para adultos
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/psicopedagogia-em-ação.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-01 21:01:232020-04-14 19:09:02Comece seus Atendimentos Agora !
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/devolutiva-clinica.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-01 19:13:462020-04-14 19:09:09Como desenvolver uma Devolutiva Psicopedagógica
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Papinhas-de-bebe-conheça-os-segredos.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-11 19:28:302020-04-14 19:09:23Papinhas de bebe, conheça os segredos!
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2017/01/d65489_7aa51c9ee72c43e5b42a65c0089769eb-1038x6921.jpg
346
519
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-10 19:46:502020-04-14 19:09:29Música Alta Para um Sistema de Recompensa em Baixa
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/02/garota-apontando-para-cima_23-2147982465.jpg
626
626
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-10 19:30:352020-04-14 19:09:36Tédio e a Adolescência do Sistema de Recompensa
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Por-que-as-crianças-tem-tanta-energia.jpeg
667
1000
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-10 18:45:302020-04-14 19:09:43Por que as crianças têm uma energia impressionante ?
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/10/sala-de-intervencao.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-07 17:44:312020-04-14 19:09:49Sala de Intervenção Psicopedagógica
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Desenvolvimento-cognitivo.jpg
395
400
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-07 17:18:182020-04-14 19:10:14Os Estágios do Desenvolvimento Cognitivo ?
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/modelo-de-encaminhamento-psicopedagógico.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-02 14:16:332020-04-14 19:10:20Modelo de Encaminhamento Psicopedagógico
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/05/objetivo-foco-e-sucesso.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-05-28 18:40:492020-04-14 19:10:26Consultório Psicopedagógico #Gestão de Pacientes
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/05/porque-as-crianças-dinamarquesas-são-mais-felizes.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-05-28 18:00:112020-04-14 19:10:34Por que as crianças da dinamarca são mais felizes?Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
Me siga nas Redes Sociais




































