Dando seguimento na série ” Hipótese da Escrita ” , falarei sobre a diferença entre Silábico com e sem valor sonoro …
NÍVEL SILÁBICO SEM VALOR SONORO
– A criança percebe que é possível representar graficamente a linguagem oral;
– Conhecimento limitado das letras do alfabeto e de sua forma gráfica;
– Utiliza-se de letras que podem não representar os respectivos sons;
– Após escrever uma palavra acrescenta mais letras;
– Ainda nesta fase, pode escrever uma frase utilizando uma letra para cada palavra;
SILÁBICO COM VALOR SONORO
– Conhecimento da maioria das letras do alfabeto e de sua forma gráfica.
– Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
– Ainda acontece de escrever uma palavra e acrescentar mais letras;
– Também é possível que que escrevam uma frase utilizando uma letra para cada palavra;
Para identificarmos em qual fase da Escrita o aluno se encontra é necessário uma sondagem da seguinte forma: primeiro o professor precisa escolher cerca de quatro palavras (normalmente procura-se partir da palavra maior (polissílaba) para a menor (monossílaba)); após isso deve ser escolhida uma frase que contenha uma das palavras descritas anteriormente. É importante que todas as palavras pertençam a um mesmo campo semântico.

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