A Aprendizagem de forma geral envolve diversas esferas, sejam elas sociais, biológicas ou até mesmo cognitivas. Dentro desta abordagem, também existem os Transtornos de Aprendizagem ou Dificuldades de Aprendizagem, que atualmente afetam um número expressivo de pessoas, sendo percebidos, principalmente na infância.
A verdade é que não se sabe exatamente o que causa um transtorno de aprendizagem, essa é uma área ainda enigmática para os pesquisadores do tema. No entanto, observa-se que elas podem estar ligadas a fatores genéticos.
Os transtornos de aprendizagem ocorrem, possivelmente, quando há alterações nas conexões ou deficiências em determinadas áreas do cérebro. Isso leva a atrasos no desenvolvimento cognitivo e as dificuldades aparecem na idade escolar.
As crianças com transtorno de aprendizagem não conseguem acompanhar o ritmo de desenvolvimento esperado para sua idade. No entanto, dificuldades na aprendizagem podem significar um evento passageiro, por conta de algum momento difícil que esteja vivendo, por exemplo, ou apontar a existência de um transtorno. Saiba mais.
Qual o perfil das crianças com transtornos de aprendizagem?
Os transtornos de aprendizagem podem ocorrer em qualquer criança. Eles frequentemente são detectados na fase de alfabetização, mas podem se tornar aparentes bem antes disso, ainda na educação infantil.
Da mesma forma, pode acontecer de não serem detectados até a vida adulta, o que gera graves comprometimentos na vida escolar e profissional da pessoa.
As crianças com histórico familiar de transtornos de aprendizagem são mais propensas a desenvolvê-lo, e algumas pesquisas apontam que sua incidência é maior nos meninos. Crianças com outras condições neurológicas, como epilepsia, também tem mais possibilidade de ter problemas de aprendizado. Crianças com condições médicas graves podem desenvolver problemas de aprendizagem como resultado da condição ou do seu tratamento.
Lembrando que dificuldade de aprendizagem não necessariamente tem como causa um transtorno de aprendizagem.
O que são os transtornos de aprendizagem?
Os transtornos de aprendizagem compreendem inabilidades na leitura, escrita ou matemática, manifestadas por dificuldades na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
Como dissemos, possivelmente têm sua origem em disfunções no sistema nervoso central. Podem ocorrer outras complicações com o transtorno, como agressividade e dificuldade de interação social.
O DSM-V — Manual Estatístico e Diagnóstico — o define como um transtorno do neurodesenvolvimento de origem biológica, resultado de uma interação de fatores que influenciam a capacidade do cérebro de perceber e processar informações.
Já no CID-10, a origem dos transtornos de aprendizagem é desconhecida, ainda que os fatores biológicos sejam considerados como a mais possível causa.
Os dois manuais alertam que os transtornos de aprendizagem não podem ser resultado de circunstâncias escolares, traumatismos, comprometimentos visuais ou auditivos e comprometimento da inteligência.
Tipos de Transtornos de Aprendizagem
Existem alguns Transtornos de Aprendizagem que são mais comuns, como:
- Transtorno da Leitura, também conhecido como Dislexia é caracterizado quando o indivíduo possui problemas de identificação no reconhecimento das palavras, decodificação e ortografia;
- Transtorno de Escrita, como o próprio nome já diz, está relacionado a problemas que abrangem a construção da ortografia e caligrafia;
- Transtorno de Matemática, tecnicamente conhecido como Discalculia, é quando a criança apresenta dificuldade em entender conceitos relacionados a números, símbolos ou funções necessárias normalmente para a matemática.
Quais as causas do transtorno de aprendizagem?
Vimos que, ainda que as causas dos transtornos de aprendizagem não sejam comprovadas, acredita-se que estão ligadas a distúrbios na interligação de informações em regiões do cérebro.
Deformações e problemas podem ocorrer na gestação e o desenvolvimento cerebral do feto está ligado à capacidade de aquisição, conexão e atribuição de significado às informações, ou seja, à aprendizagem.
Assim, qualquer alteração no desenvolvimento do cérebro favorece o surgimento de um transtorno de aprendizagem, que será identificado quando a criança estiver na escola.
Os fatores sociais também tem um importante papel nos problemas de aprendizagem, sendo o ambiente escolar e familiar os principais. Por isso, diante uma dificuldade de aprendizagem, é preciso identificar se o ambiente escolar é motivador, se os profissionais são capacitados, como é a relação do aluno com o professor e com os pais, se a proposta pedagógica é adequada, antes de levantar a hipótese de um transtorno.
Como identificar transtornos de aprendizagem?
Uma criança com transtorno de aprendizagem tem dificuldades que não melhoram com o tempo. O DSM-V possui quatro critérios para o diagnóstico de transtorno de aprendizagem. São eles:
- os sintomas persistem por pelo menos 6 meses, apesar da ajuda extra ou instruções específicas;
- as habilidades afetadas estão abaixo das expectativas da idade e causam prejuízo nas atividades acadêmicas, ocupacionais ou cotidianas, conforme confirmado por testes e avaliação clínica;
- o problema começa durante os anos em idade escolar;
- problema não devido a outras condições (como Deficiência Intelectual, visão ou deficiência auditiva).
Geralmente, se a criança recebe um bom apoio educacional, familiar e recebe atividades que consideram seus pontos fortes, ela se sai muito bem em seu desenvolvimento. Os resultados a longo prazo não dependem apenas do desempenho acadêmico, mas também de qualidades pessoais, adultos de apoio e fatores sociais.
Dessa forma, quando detectado um transtorno de aprendizagem a criança precisa de acompanhamento multidisciplinar para que possa superar suas dificuldades.
Restou alguma dúvida sobre as causas do transtorno de aprendizagem? Deixe nos comentários.
Referências:
GUIMARÃES M.E.A. Entenda os diferentes transtornos de aprendizagem. Disponível em: http://fundacaoholhos.com.br/artigos/entenda-os-diferentes-transtornos-de-aprendizagem/ acesso em: 16 set. 18.
SILVA, Cláudia da e CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.91 [citado 2020-06-18], pp. 3-11.
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Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
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