Avaliação Psicopedagógica : Audibilização e Memória
Estou compartilhando esta avaliação que utilizo no consultório, espero ajuda-los !
Discriminação fonemática: 24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se são iguais ou diferentes.
Consigna: vou dizer duas sílabas e você vai me dizer se são iguais ou diferentes.
2. Memória
2.1. Memória de frases – 6 frases apresentadas que a criança deverá repetir.
Consigna: Direi algumas frases e gostaria que você os repetisse pra mim. Pode repetir só o que você lembrar. Vou dizer só uma vez, por isso preste atenção.
2.2. Memória de dígitos – conjunto de dígitos para a criança repetir.
Consigna: Agora eu direi alguns números e, como fez com as frases, gostaria que me repetisse.
2.3. Memória de relatos – 3, 4, 5, 6 fatos que a criança deve repetir.
Consigna: vou contar umas histórias para você e gostaria que me repetisse se possível, usando as mesmas palavras.
3. Conceituação
3.1. Identificação dos absurdos – 6 frases onde os absurdos são indicados pela criança.
Consigna: vou dizer algumas frases e gostaria que no final de cada uma delas você me dissesse se o que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, pode ou não acontecer e porque você achou ou não absurdo este fato.
3.2. Identificação de objetos e situações – identificar um objeto ou situação apresentada.
Consigna: vou fazer algumas perguntas e você me responderá como souber.
3.3. Definição de palavras – palavras que a criança deverá repetir por gestos usos, descrição, etc.
Consigna: vou perguntar o que é tal objeto e você me responderá o que souber
3.4. Organização sintático semântica – conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente.
Consigna: vou dizer algumas palavras e gostaria que você formasse frases com elas.
3.5. Avaliação do vocabulário compreensivo – 23 lâminas com 4 desenho, a criança deve dizer qual desenho de cada lâmina melhor se encaixa com a palavra dita pelo examinador.
Consigna: vou lhe mostrar algumas figuras e lhe dizer algumas palavras. Digame qual figura melhor representa cada palavra. (se necessário dê um exemplo).
Adaptado de: GOLBERG, Clarissa S. A Evolução Psicolingüística e suas Implicações na alfabetização.
Discriminação Fonética
Consigna: “Vou dizer duas sílabas e você me dirá se elas são iguais ou diferentes”.
24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se iguais ou diferentes Anotar cada par errado.
PARTE I
pa / pa ( ) ga / ca ( ) za / za ( )
pa / ba ( ) 0ca / ca ( ) za / sa ( )
bo / pó ( ) fa / fa ( ) chu / zu ( )
bo / bo ( ) fa / va ( ) chu / chu ( )
te / te ( ) ve / ve ( ) go /go ( )
te / de ( ) fe / ve ( ) go / co ( )
do / do ( ) si / zi ( ) je / je ( )
do / to ( ) si / si ( ) je / che ( )
Memória
Memória de frases
Consigna: “Eu vou dizer uma frase e gostaria que você a repetisse, pode repetir o que você lembrar, eu direi uma vez somente, por isso preste atenção”.
PARTE II – MEMÓRIA PARTE II A
1 -Lúcia faz bolo para a mãe.
2-O animal feroz caiu no buraco.
3-A linda menina faz as tarefas de casa.
4-No almoço comi arroz, feijão, pão e guisadinho.
5-Um pequeno cachorrinho entrou no pátio de minha casa.
6 -Pedro e seu irmão sobem no ônibus que vai para a escola.
Memória de Dígitos
Consigna: “Agora eu direi alguns números e gostaria que você, como fez com as frases, me repetisse”.
Conjunto de dígitos para a criança repetir. Anotar a ordem que foi dita pela criança.
PARTE II B
1) 386 _
2) 275 _
3) 904 _
4) 732 _
5) 3417 _
6) 6158 _
7) 7209 _
8) 1586 _
9) 94731-
10) 84239-
11) 52183-
12) 70496-
Memória de Relatos
Consigna: “Eu vou contar algumas histórias bem pequenas e gostaria que você repetisse, se possível usando as mesmas palavras”.
3456 fatos que a criança deve repetir, anotar os relatos.
PARTE II C
Relato com três fatos
1- Ontem era domingo.
2-As crianças foram jogar bola.
3-E voltaram cansadas.
Relato com quatro fatos
4 -O menino estava de aniversário.
5-Convidou seus amiguinhos.
6-Todos cantaram parabéns.
7-E ele ficou feliz.
Relato com cinco fatos
8 -A menina foi visitar sua vovó.
10-Ela andou de roda gigante.
11 -Comeu pipoca.
12- E voltou à noite.
Relato com seis fatos
13 -Paulo levou seus brinquedos para a escola.
14 -Na hora do recreio brincou com seus amigos.
15 -Depois guardou tudo na sacola.
16 -Ele esqueceu um carrinho.
17- E na casa chorou muito.
18 – Mas no outro dia a professora entregou.
3 conceituação
Identificação dos absurdos
Consigna: “Vou dizer algumas frases e no final de cada uma delas você me dirá se o fato que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, não pode acontecer ou se pode acontecer e porque você achou que é absurdo ou não este fato”.
6 frases onde os absurdos deverão ser apontados pela criança. Anotar as respostas
PARTE III A
1 -O menino e o cachorro calçaram os seus sapatos.
2 -As crianças acenderam a fogueira no rio.
3 -Como chovia muito o menino jogou-
se no lago para não se molhar.
4 -Joãozinho tem em casa um gato, um cachorro e um leão.
5- Fui na padaria comprar leite, pão casado e manteiga.
6- Quando faltou luz, o menino foi ver televisão.
Identificação de objetos e situações
Consigna: “Vou lhe fazer algumas perguntas e você me responderá como souber”.
Identificar um objeto ou situação apresentada. Anotar as respostas.
PARTE III B
1- O que serve para cortar carne?
2- O que serve para escrever?
3 -Onde se colocam flores?
4- Quando se toma banho?
5- Quando se bebe água?
Definição de palavra
Consigna: “Vou apresentar o que é tal objeto e você me responderá o que souber”.
Palavras que a criança deve definir por gestos, usos, descrições, etc. Anotar.
PARTE III C
1 Tesoura.
2 Chave.
3 Fruta.
4 Casa.
5 Papagaio.
Organização sintátiosemântica
Consigna: “Vou dizer algumas palavras soltas e gostaria que você formasse frases usando todas as palavras que eu disser”.
Conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente. Anotar as frases.
PARTE III D
1 menino – futebol – domingo 2 escola – criança – tarde 3 praça – balanço – criança 4 viagem – homem – ônibus 5 chuva – inverno – frio
Avaliação do vocabulário compreensivo
consigna: “Vou lhe mostrar algumas figuras e dizer uma palavra e você apontará para a figura que para você representa esta palavra”. (se necessário dê um exemplo)
23 lâminas com 4 desenhos, a criança deve identificar o desenho que melhor se adapte a palavra dita pelo examinador. Verificar os erros e anotar.
PARTE III E
1- Brinquedo
2 -Trabalho
3- Queda
4 -Transporte
5- Herói
6- Diversão
7- Cansado
8- Organizado
9 -Descuidado
10-Quente
11-Veloz
12-Antigo
13-Montar
14-Agradecer
16-Competir
17-Pensar
18-Ajudar
19-Perigo
20-Surpresa
21-Coragem
22-Rebeldia
23-Alegria
Crianças de 7 anos
Grupo Inferior Grupo Médio Inferior Grupo Médio Superior Grupo Superior
I A Abaixo de 16 De 16 a 19 De 19 a 22 Acima de 22
II Abaixo de 20 De 20 a 24 De 24 a 28 Acima de 28
III Abaixo de 27 De 27 a 32 De 32 a 37 Acima de 37
I A + II + III De 64 a 75 De 75 a 86 Acima de 86
Crianças de 5 a 6 anos
Grupo Inferior Grupo Médio Inferior Grupo Médio Superior Grupo Superior
I A Abaixo de 14 De 14 a 17 De 17 a 20 Acima de 20
II Abaixo de 20 De 20 a 24 De 24 a 28 Acima de 28
III Abaixo de 27 De 27 a 32 De 32 a 37 Acima de 37
I A + II + III De 62 a 73 De 73 a 84 Acima de 84
Nos acompanhem no Instagram @psicopedagoga_campinas
Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
Me siga nas Redes Sociais