Qual é a diferença entre Dificuldade e Transtorno da Aprendizagem ?
Muitas pessoas possuem dúvidas no tocante a diferenciação entre dois tópicos que costumam se confundir:
1 – Transtorno de Aprendizagem;
2 – Dificuldade de Aprendizagem.
Talvez esta seja também sua dúvida aí do outro lado, não é verdade? Que tal então aprendermos a diferenciar estes conceitos que prescrevem duas situações distintas?
A dificuldade de aprendizagem é um termo global e abrangente pois sua origem pode relacionar-se com diferentes situações: métodos pedagógicos não assertivos, metodologias do educador, ambiente físico, assim como algumas causas relacionadas ao próprio aluno. De maneira geral as dificuldades podem ser passageiras e possíveis de serem solucionadas.
Já os transtornos de aprendizagem correspondem a um padrão de dificuldade (s) muito acima do esperado, considerando como parâmetro a capacidade cognitiva esperada para a faixa etária da criança e seu nível escolar.
Em termos práticos, pense na seguinte situação: uma sala com 25 alunos onde as mesmas condições de ensino são oferecidas a todos os alunos. Aquelas que possuem uma pequena dificuldade para compreensão da tarefa ou desempenho abaixo do esperado podem apresentar uma dificuldade de aprendizagem. Já os alunos que após a mudança no método de ensino e apoio extraclasse ainda continua com uma defasagem significativa no desempenho, indicam um possível transtorno de aprendizagem.
Diagnosticando a Dificuldade de Aprendizagem
O primeiro viés a se levar em conta no que tange a Dificuldade de Aprendizagem é a importância da multidisciplinaridade integrada. Ou seja, quando nos referimos à Dificuldade de Aprendizagem, estamos falando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender.
Se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.
É interessante frisarmos que a maior parte destes problemas de Dificuldade de Aprendizagem podem ser resolvidos no ambiente escolar, haja vista que se tratam, de questões psicopedagógicas.
Diagnosticando o Distúrbio de Aprendizagem
Nas palavras do Dr Vitor da Fonseca, o Distúrbio de Aprendizagem está ligado a “um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica”.
Neste caso, estamos lidando com uma questão de neurônios, de conexão. O cérebro nestes casos funciona de forma diferente, pois, mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias.
Isso não significa que ela seja incapaz, uma vez que este quadro é reversível, necessitando para isso métodos diferenciados de ensino adequados à singularidade de cada caso.
O uso de instrumentos e testes por diferentes profissionais permitem uma análise sistematizada dessas dimensões da criança, direcionando a identificação precoce de um possível transtorno de aprendizagem.
APRENDA MAIS NESTE VÍDEO >>>>
Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
Me siga nas Redes Sociais