Energia, motivação e o sistema de recompensa

A diferença entre a sua vontade de brincar de Senta-Levanta hoje e umas poucas dezenas de anos atrás, antes e depois da adolescência, ilustra o significado da palavra motivação, sua importância para a escolha das nossas ações, e a diferença que faz ter um sistema de recompensa funcionando a todo vapor. A motivação é uma medida, obtida por cálculos conscientes ou inconscientes, da satisfação que o cérebro poderá obter com um comportamento qualquer, seja brincar, trabalhar, namorar ou ler um livro. Para avaliar o “potencial de satisfação” de qualquer atividade, o cérebro usa o mesmo conjunto de estruturas que fornecem satisfação de fato após algum comportamento útil ou interessante: o sistema de recompensa. Pensando assim, a motivação – o que faz você decidir se brinca ou não brinca de Senta-Levanta – é uma amostra antecipada do prazer que seu cérebro acha que você pode conseguir se resolver brincar”. (HERCULANO-HOUZEL, 2013, p. 65)
Da dopamina ao prazer
A explicação para alteração no “potencial de satisfação” de qualquer atividade está intimamente ligada ao sistema de recompensa. Vejamos a explicação da autora:
O sistema de recompensa é o conjunto de estruturas no cérebro responsáveis por premiar com prazer ou bem-estar aqueles comportamentos que acabaram de se mostrar úteis ou interessantes. Com o auxílio da memória de prazeres passados e baseado na imaginação de prazeres futuros, o mesmo sistema mais tarde avalia a satisfação que pode ser obtida com qualquer tipo de atividade. É a ativação do sistema de recompensa que fornece ao cérebro o prazer de um beijo, um bom livro, a música do ídolo da vez, ou uma barra de chocolate. Quanto maior é a ativação do sistema, maior é o prazer obtido depois do feito, maior será o prazer antecipado só de pensar no que se considera fazer – e, portanto, maior será também a probabilidade de fazer aquilo de novo. A ativação do sistema de recompensa é o que nos faz querer mais de tudo o que foi ou pode ser bom”. (HERCULANO-HOUZEL, 2013, p. 66)
Sobre o sistema de recompensa
“Ativar o sistema de recompensa” significa aumentar o funcionamento de dois de seus componentes mais importantes: a área tegmentar ventral e o estriado ventral. A primeira recebe dos sentidos informações sobre o que está acontecendo com o corpo, e recebe do córtex pré-frontal, na parte da frente do cérebro, informações sobre as intenções que guiaram o comportamento atual. Se detectam que algo interessante acabou de acontecer (por exemplo, o comportamento atingiu seu objetivo, ou ao contrário, produziu algo de novo ou surpreendente), os neurônios da área tegmentar ventral despejam dopamina sobre os do estriado ventral”. (HERCULANO-HOUZEL, 2013, p. 66)
Sobre a dopamina
“A dopamina é uma substância neuromoduladora, o que significa que é capaz de modificar a atividade elétrica dos neurônios que a recebem, neste caso os do estriado ventral. Quanto mais dopamina é liberada sobre os neurônios do estriado ventral, maior é a ativação destes – e, por mecanismos ainda desconhecidos, maior é a sensação de bem-estar e prazer que resulta daquele comportamento. Por isso, o grau de ativação do sistema de recompensa pode ser inferido tanto pelo grau de atividade do estriado ventral, quanto pela quantidade de dopamina liberada sobre ele durante qualquer atividade potencialmente prazenteira. Portanto, mais dopamina significa maior ativação do estriado ventral, e deste modo, mais prazer”. (HERCULANO-HOUZEL, 2013, p. 66-67)
“O estriado ventral, por sua vez, influencia diretamente o comportamento, tanto por se comunicar com regiões do córtex pré-frontal responsáveis pela tomada de decisões quanto por modificar a atividade de núcleos vizinhos na base da porção frontal do cérebro (chamados, por isso mesmo, núcleos da base) que promovem a continuidade de um comportamento. Assim, tudo o que promove a liberação de dopamina sobre o núcleo acumbente, e, portanto, sua ativação, tende a ser desejado e repetido. No entanto, para que a dopamina despejada sobre os neurônios do estriado ventral provoque sua ativação é preciso que esses neurônios saibam reconhecer a presença dessa substância. Isso é possível graças à presença de receptores para dopamina nos neurônios do estriado ventral: são as proteínas na superfície neuronal que grudam moléculas de dopamina despejadas ao redor, mudam seu formato ao ligarem-se a ela, o que indica ao neurônio que ele acabou de receber dopamina da área tegmentar ventral – e, em resposta, o neurônio torna-se mais ativo eletricamente. Como a resposta dos neurônios do estriado ventral à dopamina depende do número de receptores disponíveis para detectar a substância, quanto maior for o número de receptores nos neurônios do estriado ventral, maior será a sua resposta elétrica a uma mesma quantidade de dopamina despejada sobre eles. Ou seja, quanto maior o número de receptores para dopamina, mais fácil será ativar o estriado ventral do sistema de recompensa e, assim, conseguir prazer ou satisfação. Crianças, cujo sistema de recompensa é por natureza riquíssimo em receptores para dopamina, conseguem, portanto, muito prazer com muito pouco estímulo. Qualquer brincadeira as diverte, mesmo. Inclusive Senta- Levanta…” (HERCULANO-HOUZEL, 2013, p. 67) (grifos da autora)

Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Disortografia-e-Disgrafia.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-09 18:40:562020-04-14 19:08:18Disortografia- Distúrbios de Aprendizagem
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Intervenção-para-Dislexia.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-09 18:19:552020-04-14 19:08:42Intervenção para Dislexia
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/linguagem-fala-e-escrita.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-08 22:55:082020-04-14 19:08:49Jogos para Intervenção Psicopedagógica – Linguagem, Fala e Escrita
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Escala-Avaliação-TDHA-para-adultos.jpg
445
800
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-02 19:58:252020-04-14 19:08:56Escala de Avaliação TDHA para adultos
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/psicopedagogia-em-ação.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-01 21:01:232020-04-14 19:09:02Comece seus Atendimentos Agora !
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/07/devolutiva-clinica.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-07-01 19:13:462020-04-14 19:09:09Como desenvolver uma Devolutiva Psicopedagógica
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Papinhas-de-bebe-conheça-os-segredos.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-11 19:28:302020-04-14 19:09:23Papinhas de bebe, conheça os segredos!
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2017/01/d65489_7aa51c9ee72c43e5b42a65c0089769eb-1038x6921.jpg
346
519
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-10 19:46:502020-04-14 19:09:29Música Alta Para um Sistema de Recompensa em Baixa
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/02/garota-apontando-para-cima_23-2147982465.jpg
626
626
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-10 19:30:352020-04-14 19:09:36Tédio e a Adolescência do Sistema de Recompensa
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Por-que-as-crianças-tem-tanta-energia.jpeg
667
1000
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-10 18:45:302020-04-14 19:09:43Por que as crianças têm uma energia impressionante ?
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/10/sala-de-intervencao.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-07 17:44:312020-04-14 19:09:49Sala de Intervenção Psicopedagógica
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Desenvolvimento-cognitivo.jpg
395
400
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-07 17:18:182020-04-14 19:10:14Os Estágios do Desenvolvimento Cognitivo ?
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/06/modelo-de-encaminhamento-psicopedagógico.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-06-02 14:16:332020-04-14 19:10:20Modelo de Encaminhamento Psicopedagógico
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/05/objetivo-foco-e-sucesso.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-05-28 18:40:492020-04-14 19:10:26Consultório Psicopedagógico #Gestão de Pacientes
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2019/05/porque-as-crianças-dinamarquesas-são-mais-felizes.jpg
450
860
danielajanssen
https://danielajanssen.com.br/wp-content/uploads/2024/03/psicopedagoga-campinas-300x100.png
danielajanssen2019-05-28 18:00:112020-04-14 19:10:34Por que as crianças da dinamarca são mais felizes?Pedagoga e Psicopedagoga Clínica
Comecei minha carreira de atendimentos em 2012
Hoje atuo também como Supervisora Clínica
Me siga nas Redes Sociais


































