Como é o Trabalho do Psicopedagogo Clínico
O psicopedagogo clínico, atua em consultório e em um sentido mais amplo, investigando e promovendo as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar travando a aprendizagem de seus pacientes, individualmente.
Para saber exatamente qual a função do psicopedagogo clinico vamos entender o que significa a psicopedagogia.
A Formação do Psicopedagogo:
A formação do psicopedagogo, no Brasil, é realizada em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, que podem capacitar o profissional para atuar no âmbito institucional,no clínico ou em ambos. Os curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia seguem a Resolução O1/2007 do CNE/ MEC e devem obedecer as Diretrizes Básicas da Formação de Psicopedagogos no Brasil, emanadas da Abpp – Associação Brasileira de Psicopedagogia
Fundamentos da Psicopedagogia
A Psicopedagogia constitui-se, a princípio, em uma composição de dois saberes – psicologia e pedagogia – que vai muito além da simples junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais complexa do que a simples aglomeração de dois vocábulos, visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Avaliação Psicopedagógica
O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção). Durante o processo de diagnóstico procura compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam os pacientes a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem. O psicopedagogo deve estudar os padrões ‘normais ” e patológicos, levando em consideração a influência do meio em que o sujeito vive como, por exemplo: família, sociedade, escola e entre outros.
O profissional irá se empenhar para identificar as causas dos problemas de aprendizagem usando instrumentos próprios da Psicopedagogia, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA (Entrevista Centrada na Aprendizagem), anamnese (coleta de dados significativos sobre a história de vida do paciente), sessões lúdicas, sempre com olhar e escuta atentos a tudo.
Durante as sessões com o psicopedagogo são usados recursos como jogos, livros e dramatizações, leituras, diálogos, desenhos, computador, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos, com a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender, tornando se assim o aprender algo prazeroso.
Aprenda comigo como
escrever uma excelente
Devolutiva. Neste Curso
eu te ensinarei passo a
passo, com vídeos
explicativos e modelos
para download.