4- SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA : Avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita

Dando continuidade na nossa série Passo a Passo da Sessão Psicopedagogica, falaremos hoje sobre a QUARTA SESSÃO: Avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita …

1- PASSO :Visitar o Ambiente Educacional do Aluno …

Neste momento , começamos a aplicar testes avaliativos sobre a queixa do aluno , porém, pela prática profissional, abro espaço na sessão para uma visita a Escola do aluno, é importante conhecermos :

* Ambiente Educacional

* Dinãmica do Ensino

* Entrevista com o professor e coordenador

* ENTRE OUTROS …

 

2- PASSO : Avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita..

A- Peça ao aluno que escreva algumas palavras dita por você e analise …

  • ·         Se ela escreve o nome corretamente;
  • ·         Se ela mistura maiúsculas com minúscula;
  • ·         Se ela escreve com ortografia correta (Maiúsculas minúsculas e acentos ortográficos)
  • ·         Se ela tem letras invertidas;
  • ·         A postura que ela escreve, como pega no lápis;
  • ·         Se tem a grafia comprometida ( letra incompreensível) ou se apresenta algum distúrbio motor;

B-  Nesta questão estamos buscando duas coisas : no noção de seqüência lógica e de espaço-temporal da criança analisada.

03

Uma criança com desenvolvimento cognitivo normal deverá dizer onde a menina está, o que o menino está fazendo, que animal leva a menina então a frase formada verbalmente ou por escrita (pq nem sempre a criança consegue escrever o que pensou pelos problemas já citados acima) deve conter algo parecido com “O menino está levando a menina no cavalo” . Se a criança investigada não consegue fazer esta relação da imagem com um tempo e espaço numa seqüência lógica já é sinal de um problema a ser investigado.

 

C- Temos uma avaliação de leitura. Aqui o objetivo é  perceber como o aluno lê..

006

  • ·         se ele reconhece a escrita;
  • ·         se ele entoa as palavras corretamente;
  • ·         a freqüência das sílabas;
  • ·         e a interpretação do que leu.

Crianças com déficit cognitivo dependendo do grau conseguem ler mas não relacionam a seqüência lógica de interpretação vejamos a leitura:

 

D- Nesta questão é um tira dúvida pois se durante as outras questões você continua com dúvida sobre dificuldades ,dislexia,disortográficas ou déficit cognitivo este é o exercício tira teima. Use palavras estratégias:

  • bala,fala,sala,tala
  • chapéu,folha,piolho
  • também,bombom
  • armário,pedra,credo,vidro
  • borboleta,liquidificador

Analise cada palavra escrita pelo seu observando, grafia, erros, acerto (principalmente acerto) compare com as outras questões, se você perceber que a pessoa acertou algo que em outra questão errou, tenha bastante atenção e analise porque ela errou. Leve em conta o stress emocional, se ela se alimentou se está a vontade com você, se sentiu estímulo, se esta mantendo um mecanismo de defesa para você não o analisar,  as pessoas fazem isto inconscientemente e você deve estar preparado para entender quando isto acontecer.

 

OBS: É IMPORTANTE VOCÊ ADEQUAR AS INVESTIGAÇÕES DE ACORDO COM A QUEIXA DO SEU ALUNO ..

Espero que tenham aproveitado as dicas..

Beijos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *