2- SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA – PASSO A PASSO

Olá leitoras(es) , vamos dar continuidade á série Sessão Psicopedagógica – Passo à passo , hoje eu trago a Segunda Sessão,  Atividade _ Hora do jogo ( CAIXA LÚDICA- EOCA)    para quem ainda não viu a primeira sessão, é só buscar em nossa site .

Deixando claro que, cada profissional segue sua maneira de atuação, estou expondo aqui a minha maneira de atender meus alunos ,  tem dado grandes resultados, espero que possa ajudar à todos .

Depois de já terem na Primeira sessão  feito a ( ENTREVISTA SITUACIONAL-EFES  E A ANAMINESE) partiremos para a Segunda Sessão :

Atividade _ Hora do jogo ( CAIXA LÚDICA- EOCA)

SAM_0806
ESSÃO LÚDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM
A Sessão Lúdica Centrada na Aprendizagem surgiu das lacunas encontradas na utilização da EOCA (J. Visca) e da Hora do Jogo Diagnóstico proposta por diferentes autores. A primeira toca de saída no “ponto fraco” escolar do aluno e a segunda se obtém com facilidade dados sobre aspectos afetivos gerais da aprendizagem, porém quase não existe espaço para condutas relacionadas à aprendizagem escolar formal que revelam os níveis pedagógicos da criança.
A Sessão Lúdica Centrada na Aprendizagem utiliza os mesmos matérias utilizados na EOCA somados aos utilizados na Hora Lúdica acrescidos jogos formais como: dominó, memória e etc. Observou-se crianças mais espontâneas e que se revelavam com ais facilidade.
O material utilizado deve atrair o paciente pela sua utilidade e não por ser diferente do usual.

 

A apresentação do material segue três modalidades:
1ª Em uma caixa de tamanho regular de fácil utilização pela criança.
2ª sobre uma mesa, sem obedecer à classificação ou ordenação.
3ª Forma mista (caixa e sobre a mesa).
PAPEL DO PSICOPEDAGOGO
É muito importante que você deixe a criança com total liberdade para utilizar o material :
Exemplo
( Aqui esta uma caixa com muitos materiais e você pode brincar com o que quiser, enquanto o isto eu vou te observar, quando acabar o nosso tempo, te avisarei )
Devem-se observar a :
– ASPECTOS COGNITIVOS:  Raciocino lógico, seriação , criatividade , memorização , atenção , estratégia etc
– ASPECTOS PEDAGÓGICOS ; Como ela lida com a aprendizagem, aspectos da linguagem e escrita , como lida com a brincadeira,  resolução das atividades etc
‘ ASPECTOS SOCIO-AFETIVO : Quais materiais da caixa lhe interessaram, aspectos familiares, relacionamento social e interpessoal etc
OBS: Não esqueçam que vocês precisam fazer uma tabela com estes 3 Aspectos avalidos e registar tudo que foi observado 🙂
Deixarei aqui um imagem com tudo que deve conter nesta sessão .
Nós aguarde que daremos continuidade a 3 Sessão Psicopedagógica.
Beijos
caixa lúdica
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *